O que perguntavam os primeiros filósofos

A Filosofia, entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, é um fato tipicamente grego.
Evidentemente, isso não quer dizer, de modo algum, que outros povos, tão antigos quanto os gregos, como os chineses, os hindus, os japoneses, os árabes, os persas, os hebreus, os africanos ou os índios da América não possuam sabedoria, pois possuíam e possuem. Quando se diz que a Filosofia é um fato grego, o que se quer dizer é que ela possui certas características que são completamente diferentes das características desenvolvidas por outros povos e outras culturas.
Os primeiros filósofos, como vimos, procuravam cada vez mais dar uma explicação racional à realidade, fugindo cada vez mais das explicações mitológicas. O que eles mais questionavam eram: “Por que os seres nascem e morrem?”, “Por que tudo muda?”, “Por que a doença invade os corpos”, “Por que nada permanece idêntico a si mesmo?”
Sem dúvida, a religião, as tradições e os mitos explicavam todas essas coisas, mas suas explicações já não satisfaziam aos que interrogavam sobre as causas da mudança, da permanência, da repetição, da desaparição e do ressurgimento de todos os seres. Haviam perdido força explicativa, não convenciam nem satisfaziam a quem desejava conhecer a verdade sobre o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dúvida Filosófica

Corpo e alma em Aristóteles

Condutas massificadas