Condutas massificadas

Conduta massificada é a eliminação das desigualdades entre os seres humanos, através da sua transformação numa massa genérica e cinzenta, de uniformidade anônima, por exemplo: todo mundo quer passar suas férias na Itália, todos se vestem como todo mundo, inclusive todos pensam, sentem, fazem o mesmo no trabalho e no tempo livre, em seu ambiente social e político.
Conforme sabemos, o século XX foi marcado pelo desenvolvimento de duas poderosas armas modernas: a propaganda e publicidade.
A primeira foi largamente utilizada pelos regimes totalitários para mobilizarem populações para atingirem os objetivos a que se propunham.
A segunda é largamente utilizada para a promoção e venda de produtos para grandes massas de consumidores. Em ambas as situações constata-se o mesmo fenómeno: os indivíduos são despersonalizados, tratados como meros elementos de enormes massas de apoiantes ou consumidores de algo que lhes é impingido.

A conduta massificada nos mostra claramente que somos induzidos pela mídia. Isso é fato! Somos transformados em “Maria vai com as outras” através da moda que vai e volta, através da vaidade e das renovações de produtos para manter essa vaidade. A internet, a televisão, as revistas fazem com que nós sejamos influenciados de alguma maneira. Se um corte de cabelo é lançado na mídia, a grande maioria adere o corte, porque não quer ficar para trás, e pessoas que não costumam aderir nada que a moda opõe são chamadas de pessoas ultrapassadas. E esses meios de comunicação interferem sim na maneira de pensarmos e agirmos, e tem uma grande influência em nosso guarda roupa.

Comentários

  1. queria uma introducao para trabalho sobre condutas massificadas e alienaçao moral

    ResponderExcluir
  2. .Conduta massificada significa a ação de muitas pessoas de maneira comum, de maneira geral, como se o pensamento delas fosse um só, muito atual nos dias atuais e acontecendo com muitos grupos. A conduta massificada também pode ser fruto das mídias que tentam difundir e controlar o pensamento dos grupos a fim de tornar ainda mais real os preceitos capitalistas.

    O individualismo, por outro lado, pode ser entendido, como uma forma única de se pensar, que conduz o indivíduo a determinado pensamento ou ação, de maneira geral, o pensamento individualista se torna melhor do que a conduta massificada, pois, gera um raciocínio e senso crítico ao sujeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dúvida Filosófica

Corpo e alma em Aristóteles